Livros, literatura e afins

> Beethoven, alemão gordo e cervejeiro. Apesar de gostar de música clássica, o escritor Charles Bukowski não perdoava ninguém. (texto de março de 2008)

> A música e a aridez bibliográfica no Brasil. Duzentos anos depois de a imprensa ter se instalado no país, pouca coisa mudou no mercado bibliográfico musical brasuca.
(texto de fevereiro de 2008)

> Álfred Shnittke: o compositor de todas as músicas. Figura pouco conhecida no Brasil, o compositor russo Álfred Shnittke ganha no país sua segunda biografia mundial.
(texto de dezembro de 2007)

> A música de um mestre mulato em prosa. Finalista do prêmio Jabuti deste ano, em “Música Perdida” Assis Brasil romanceia a vida do compositor Joaquim José de Mendanha.
(texto de junho de 2007)

> Filosofia enquanto música. Livro analisa o papel da música no pensamento de Nietzsche.
(texto de maio de 2007)

> A Música de nosso "Brazil". John P. Murphy, pesquisador norte-americano lança olhar estrangeiro sobre a música brasileira.
(texto de janeiro de 2007)

> A música na terra de Shiva. Livro de Alberto Marsicano é uma boa introdução ao universo da música indiana. (texto de dezembro de 2006)

> Pequenas Tragédias. Textos de Púchkin ganham tradução inédita, feitas a partir do russo.
(texto de novembro de 2006)

> A prosa sob o sol úmido. Contos completos de Tennessee Williams revelam a origem da força de sua dramaturgia. (texto de junho de 2006)

> Ecos de uma música interrompida. Romance de Andrei Makine narra o terror na vida de um pianista que sobrevive à perseguição de Stálin. (texto de junho de 2006)

> La machinna italiana. Livro esclarece a supremacia dos violinos italianos e conta a história de seu principal fabricante, Antonio Stradivari. (texto de abril de 2006)

> A vida entre a mediocridade e o onírico. O Japão além dos sushis de Haruki Murakami. (texto de setembro de 2005)