Pessoas e personalidades

CALLAS, Maria
> O perpétuo retorno da eterna diva. Trinta anos após sua morte, a cantora lírica Maria Callas continua sendo uma das celebridades mais cultuadas do universo clássico. (texto de agosto de 2007)

BUKOWSKI, Charles
> Beethoven, alemão gordo e cervejeiro. Apesar de gostar de música clássica, o escritor Charles Bukowski não perdoava ninguém. (texto de março de 2008)

GNATALLI, Radamés
> Um músico entre dois mundos.
Os cem anos de Radamés Gnatalli e sua música entre o clássico e o popular. Complementando este texto, leia a entrevista que o violonista Paulo Porto Alegre concedeu a respeito. Cique aqui! (texto de março de 2006)

GOULD, Glenn
> 25 anos sem o re-inventor do piano. Tido como excêntrico, mas acima de tudo genial, a arte de Glenn Gould continua insuperável.
(texto de outubro de 2006)

MA, Yo-Yo
> A chegada do violoncelista pop-star. Yo-Yo Ma é a atração de concorridas apresentações em São Paulo e no Rio.
(texto de junho de 2007)

MINCZUK, Roberto
> Minczuk na idade do lobo. Regente brasileiro de maior destaque no exterior, Minczuk celebra seus 40 anos em intensa atividade mundo afora. (texto de abril de 2007)

MOZART, Wolfgang Amadeus
> Os 250 anos do "Escolhido".
Na próxima sexta-feira se comemorará o nascimento de Mozart, um dos maiores compositores que o mundo já conheceu. (texto de janeiro de 2006)

NIETZSCHE, Friedrich
> Filosofia enquanto música. Livro analisa o papel da música no pensamento de Nietzsche. (texto de maio de 2007)

PAVAROTTI, Luciano
> Adio, Pava!
Ícone da música universal do século XX, Luciano Pavarotti morre aos 71 anos. (texto de setembro de 2007)

ROSTROPÓVITCH, Mstisláv
> Adeus a Rostropóvitch. Músico foi um dos símbolos da liberdade artística durante os anos de ferro do regime Soviético.
(texto de maio de 2007)

SHNITTKE, Álfred
> Álfred Shnittke: o compositor de todas as músicas. Figura pouco conhecida no Brasil, o compositor russo Álfred Shnittke ganha no país sua segunda biografia mundial. (texto de dezembro de 2007)

STOCKHAUSEN, Karlheinz
> O espírito em éter: Stockhausen in memoriam. Nota funerária sobre o compositor alemão. (texto de dezembro de 2007)

TOKYO STRING QUARTET
> Japoneses turbinados. Tokyo String Quartet se apresenta com um privilegiado instrumental, composto integralmente por Stradivarius.
(texto de junho de 2007)