Ópera [resenhas e impressões]

> A música entre trevas e símbolos. Tão densa quanto curta, a ópera "O Castelo do Barba Azul", de Bartók, ganha fluída montagem no Municipal paulistano. (texto de maio de 2008)

> Entrevista: Felipe Hirsch. Diretor comenta sua montagem de "O Castelo do Barba Azul", de Béla Bartók.
(texto de maio de 2008)

> "(P)OPera-pastiche". Em suntuosa produção do XII Festival Amazonas de Ópera, obra de ex-Pink Floyd é marcada por uma sucessão de equívocos.
(texto de abril de 2008)

> Ariadne auf Manaus.
(texto de abril de 2008)

> O desafio mahleriano. Em obra na qual o equilíbrio entre a sutileza e o vigor é desafio supremo, fica-se na expectativa de melhor desempenho para a segunda récita.
(texto de abril de 2008)

> Manaus 2008. Em sua 12a. edição, o Festival Amazonas de Ópera se divide entre a inovação e a tradição.
(texto de abril de 2008)

> O bem-vindo retorno de Falstaff. Produção original de 2003, o "Falstaff" do Municipal paulistano ainda tem muito o que mostrar.
(texto de abril de 2008)

> Bobagem faraônica. Cheia de pretensão, “Aida Monumental Opera” é um espetáculo tedioso e de má qualidade técnica.
(texto de novembro de 2007)

> As mulheres de Campos. Com a ópera “Rita”, festival chega a um de seus pontos culminantes.
(texto de julho de 2007)

> Os últimos acordes da temporada manauara. Obra de Villani-Côrtes é estreada no Festival Amazonas de Ópera, que foi encerrado com concerto lírico de Nuccia Focile.
(texto de maio de 2007)

> Triunfo dos ares glaciais no calor amazônico. Apresentação da ópera russa “Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk” emociona Manaus em espetáculo memorável. A soprano Eliane Coelho é o grande destaque desta montagem.
(texto de maio de 2007)

> A ópera sob o ecletismo brasileiro. XI Festival Amazonas de Ópera estreará obra de Edmundo Villani-Côrtes.
(texto de abril de 2007)

> Tempo de ópera no Amazonas. Principal evento brasileiro do gênero, o 11º. Festival Amazonas de Ópera inicia hoje suas apresentações.
(texto de abril de 2007)

> Quatro séculos de ópera. A importância de L’Orfeo, de Monteverdi.
(texto de fevereiro de 2007)

> Sob a cólera de Mnemósine. Ópera: "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu". (texto de novembro de 2006)

> Memória e "estórias" da ópera. Pesquisador da ópera Sergio Casoy lança dois títulos dedicados ao gênero.
(texto de novembro de 2006)

> O "problema" da ópera no Brasil. Estréias de espetáculos dão novo fôlego à produção cênica nacional. (texto de outubro de 2006)

> Primor vocal em “La Gioconda”.
(texto de agosto de 2006)

> Orfeu à espera da redenção. (texto de maio de 2006)

> Festival Amazonas de ópera encerra primeira leva de apresentações. (texto de maio de 2006)

> Dez anos de canto na floresta. Festival Amazonas de Ópera é comemorado em grande estilo. (texto de abril de 2006)

> Pocket-Mozart. A estréia de "Le Nozze di Figaro" em São Paulo (texto de fevereiro de 2006)

> Stravinski à la MTV. Linguagem gráfica de vídeos-clips é utilizada em ópera lançada em DVD. (texto de dezembro de 2005)

> Condor manauara em terras paulistanas. Ópera de Carlos Gomes tem bela apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. (texto de dezembro de 2005)

> Fruto proibido. Novo CD de Cecilia Bartoli é dedicado ao repertório composto numa época em que a ópera foi banida de Roma. (texto de novembro de 2005)

> Broadway no Municipal. Montagem de "Candide", de Bernstein, estréia em São Paulo. (texto de novembro de 2005)